Psicogerontologia – Conheça Mais Sobre a Velhice ?

Psicogerontologia

Gerontologia

A gerontologia é uma ciência que se destina a estudar o processo de envelhecimento do ser humano em todos as suas dimensões, psicológica, biologia e social.

Psicogerontologia

É um campo de estudos da geriatria que estuda, produz e analisa experiencias da velhice e do envelhecimento normal em todos os seus contextos tanto sociais como históricos.

Neste artigo vamos falar da dimensão psicologia, ou seja, da psicogerontologia.

O processo de envelhecimento é marcado por certas alterações em dimensões psicológicas que vão ser influenciadas por um grupo de fatores que contribuem para a percepção de aspectos subjetivos, que irão determinar como é feito o copping (como é que a pessoa aceita e lida) com esta etapa da vida e a qualidade de vida do idoso.

A queda de capacidades é a característica central no envelhecimento tornando-se necessário ter em consideração a capacidade de manutenção funcional ou disfuncional do idoso para realizar suas atividades cotidianas.

Não existe uma receita secreta para a uma velhice saudável ou ideal, mas de acordo com alguns estudos realizados e analisados pela psicogerontologia um dos factores principais é a maneira de enfrentar as dificuldades que são impostas pela velhice, isto vai ajudar na qualidade de vida na senescência.

A maneira como o idoso percebe o que lhe esta acontecer e se mantem a sua autonomia são aspectos que vão influenciar a maneira como os idosos enfrentam a velhice.

Um dos problemas no idoso é a sua autoestima, que quando esta afetada ou está ferida por acontecimentos, levam a muitos conflitos de identidade.

Alguns dos fatores que contribuem para que o idoso tenha uma autoestima baixa:

 

  • Doenças crônicas que deterioram a Saúde
  • Modificações da imagem;
  • Viuvez, morte de amigos e parentes;
  • Dificuldades financeiras, Reforma
  • Pouca ou má socialização

 

Estes conflitos só podem ser resolvidos a partir de uma introspeção e existência de um bom insight, aqui encontramos um problema, como resolver problemas de autoestima se a solução é recorrer a recursos internos. Muitos destes idosos não conseguiram recuperar sozinhos e é necessário a intervenção de um psicólogo.

Atividades diárias e promover socialização são coisa que de uma volta geral iram ajudar neste problema, claro que isto depende de idoso para idoso o mais indicado e recomendável é procurar um profissional na área para ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *