Otites na infância – O que Fazer

As otites são infeções ou inflamações nos ouvidos, caracterizados por dores extremas. Existem 3 tipos de otite: Externa, Media e a Interna.

A interna é a mais complicada em sintomatologia, porque afeta o ouvido interno causando vertigens e dores. A otite mais comum na infância é a media e é nessa que nos vamos centrar neste artigo. É recorrente ate aos 3 anos de idade e estima-se que todas as crianças desenvolvam otites durante a infância. À medida que a criança vai crescendo e desenvolvendo o seu sistema imunitário isto vai se tornar menos frequente.

otite crianças

Este é um problema que afeta bebes com mais frequência, para os novos pais otite é uma situação complicada de perceber pois a única indicação de que algo está mal é o choro. Em crianças mais velhas já é mais perceptível esta condição pois elas já demostram fisicamente onde lhes dói, por exemplo no caso da otite a criança tem tendência para se agarrar a orelha.

Sintomas da Otite

Os sintomas são dores forte no ouvido, febre, liquido na orelha, dores de cabeça e muitas vezes reflete em alterações na audição. Antes da dor existe uma sensação de desconforto e de perca de audição.

Causas que provocam Otite

As causas da otite estão relacionadas com outras condições existentes, ou seja, a otite advém de gripes e infeções respiratórias e de garganta.

Complicações

Não existem grandes consequências após contrair uma otite. Ela deve ser tratada o mais rápido possível, as dores são muito fortes e existe uma perda ligeira de audição enquanto ela não for curada.

Tratamento da Otite

Se for uma criança com mais de 2 anos a melhor resposta é medicação com antibióticos.

Antes dos dois anos por norma fazem medicação para controlo de febre e as dores. Estudos realizados mostrar que a evolução da doença com medicação e sem medicação é igual para crianças com mais de 2 anos.

Prevenção

Visto que a otite advém de outras doenças e vírus a melhor prevenção é atuar tentar evitar a contração delas. As gripes e constipações são as doenças que estão ligadas a otite, o melhor a fazer para prevenir é a vacinação e ter os cuidados normais para evitar infeções.

O que fazer?

O que tem de fazer é simples, terá sempre de consultar um médico caso suspeite de uma otite. Ele ira fazer um diagnostico traçar um tratamento e prescrever a medicação necessária.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *