Crianças Índigo – Mito ou Realidade

Crianças com poderes parapsíquicos ou simplesmente uma capacidade mais desenvolvida?
Este debate junta muitos apoiantes de ambos dos lados e é mais um assunto da atualidade que opem a lógica a crenças.

Este debate centra-se na capacidade de a crianças inferir estados mentais, ou seja, são capazes de perceber e representar desejos intenções e crenças de outras pessoas. Para os cognitivistas e pessoas das ciências “não paranormais” isto é simplesmente evolução percetiva precoce para a sua idade, chamada de teoria da mente.

Por outro lado, pessoa mais ligadas a espiritualidades e a ciência paranormais dizem que esta crianças têm poderes especiais com capacidades de ver a “aura” de uma pessoa. Como tudo o que é ligado a espiritualidade tem de ter uma historia para tentar justificar as suas crenças para quais não é encontrada nenhum facto cientifico que as comprovem, eles dizem que estas crianças índigo vieram ao mundo para o mudar.

Crinaças indigo

Ate aos dias de hoje não foi encontrado qualquer fundamento para estas crianças índigo, existe sim uma explicação cientifica para o fato de certas crianças conseguiram inferir estados mentais noutras pessoa e para todas as características associadas as crianças índigo.

Neste artigo vamos fazer uma analise do que é a teoria da mente e as crianças índigo.

Crianças Índigo

São definidas como crianças com capacidades especiais que vieram ao mundo para criar uma nova era e ajudar a humanidade. Elas têm o poder se ver as auras das pessoas, defini-las e ajudar as pessoas cuidar do seu espirito ou aura. Segundo autores elas eram espíritos exilados foram encaminhados para o nosso planeta.

Existem vários tipos de crianças índigo:

  • Humanistas – crianças socias com muitos amigos e energéticas
  • Conceptuais – voltadas para si mesmo
  • Artistas – criatividade fora do normal
  • Interdimensionais – Eles já sabem fazer tudo sozinhos, são corajosos

Teoria da Mente

A capacidade de inferir o estado mental é inata ao ser humano, mas não é comum que aparecem em crianças. Conseguir perceber, relacionar-se e colocar-se no lugar do outro, tem o nome de empatia. Esta capacidade dá-se a um simples desenvolvimento mais acentuado nas áreas preceptivas e afetivas do que em outras áreas do desenvolvimento. Como qualquer outra capacidade que o ser humano tem é diferente de indivíduo para indivíduo, uns estão mais predispostos para conseguirem ter uma ligação empática mais forte do que outros. Uma grande atividade social enquanto criança pode promover este tipo de capacidades.

Cada um tem liberdade de acreditar naquilo que quer, mas os problemas com as crianças índigo é que a descrição das características e dos seus comportamentos correspondem a perturbações como Autismo ou PHDA.

Muitas destas crianças ditas como índigo podem precisar de acompanhamento que não tem porque os pais acreditam numa teoria sem qualquer fundamento ignorando sintomas claros que deviam ser sinais de alarme de que algo não estará bem.

Um dos grandes motivos para a grande expansão da teoria das crianças indico está nos pais. Todos os pais querem ter um filho especial que se destacasse dos outros e com esta teoria das crianças índigo foi possível para muitos deles acreditarem que os filhos encaixavam. A popularização desta teoria e de muitas outras crenças ou praticas relacionadas com o paranormal deve-se ao efeito que os cientistas chamam de Efeito de Forer e o fenómeno da validação subjetiva.

Efeito de Forer São avaliações que as pessoas pensam corretas das suas personalidades que supostamente foram feitas individualmente, mas que na verdade são genéricas e vagas, que se relacionam com uma grande numero de pessoas.

Validação subjetiva – Isto decorre do Efeito de Forer, em que diz que quando dois acontecimentos completamente aleatórios parecem estar conectados porque a expectativa obriga a uma ligação. O ser humano precisa de encontrar uma ligação ou uma resposta para certos acontecimentos, isto acontece naturalmente e o resultado é uma conceção forçada onde ela não existe. O melhor exemplo disto é o horoscopo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *