Consequências da Perda de Audição no idoso

Com o avançar da idade algumas funções do corpo ficam lesadas e com um funcionamento deficiente comparando com outras etapas da vida.
Os sentidos são por norma os primeiros a sofrer alterações no idoso, sendo a visão e a audição a mais afetadas.
Estamos a falar de um desenvolvimento normal e problemas que advém da idade e não de patologias ou de problemas causados por traumatismos.

O idoso é caracteristicamente uma pessoa com problemas de autoestima e confiança devido as mudanças do corpo e a perceção de que já não conseguem fazer coisas que outrora era-lhes fácil de realizar.

Estas mudanças de rotina e a adaptação mental a sua nova vida trazem problemas de relacionados com o bem-estar físico e psicológico.Perda de Audição no idoso pode ser extramente periga a nível psicológico, em muitos casos chega mesma a deixar o idoso num estado de depressão.
O melhor a fazer é estar atento aos senescentes e mais perceba que alguma coisa esta mal leve-o a ver um especialista. As pessoas de idade muitas vezes não falam sobre dificuldades relacionadas com a visão ou audição, pois estes temas para eles são quase uma confissão ou admissão que estão velhos e estão a perder qualidades. Por isso é extremamente importante a prevenção e estar a atento a mudança de comportamentos.idoso perda de audição
Existem soluções para problemas de audição dependendo do problema, mas se consultar o seu medico ele indicará a melhor solução ou ira envia-lo para um especialista na área.
O tratamento mais eficaz nos dias de hoje é a colocação de um aparelho auditivo.

Efeitos da Perda de audição nos idosos

Como foi mencionado a perda de audição pode levar a alterações psicologia e comportamentais. Muitas vezes este tipo de efeito verifica-se mesmo em pessoa que já tenham sido tratadas, nesse caso a melhor coisa a fazer será consultar um psicólogo para ajudar o idoso a lidar com este problema e com o que o esta a perturbar.

Consequências

  • Isolamento
  • Humor agressivo
  • Problemas de segurança – não consegue ouvir sons de alarme, perde um sentido que é
  • importante para alertar de possíveis perigos.
  • Depressão
  • Ansiedade

Aparelho Auditivo

Veja o video para perceber melhor como funciona um aparelho auditivo.

Conheça os Cuidados a ter no posicionamento de idosos, para evitar problemas ou lesões que prejudicam a qualidade de vida e auto-estima do idoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *